segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Uma serpente

O uso de cobras na adoração PASSADO E PRESENTE

OS EGÍPCIOS antigos adoravam serpentes, assim como os minoicos, os primeiros habitantes de Creta. Alguns israelitas ofereceram sacrifícios a uma serpente de cobre. Outros da mesma nação queimaram incenso diante de imagens de “coisas rastejantes”. — Ezequiel 8:10-12; 2 Reis 18:4.
Um deus, serpente emplumada Cabeça de uma serpente emplumada na parede de um templo asteca
Povos do México antigo também estavam muito envolvidos na adoração de deuses-serpentes. A deidade suprema dos maias — Itzamná — às vezes era representada por uma serpente. Quetzalcoatl, “serpente emplumada”, era o deus tolteca do aprendizado, da cultura e da filosofia. Os astecas também o encaravam como deus do aprendizado e até mesmo o reverenciavam como o criador dos humanos. Sobre as muitas funções e talentos desse deus, a revista Arqueología Mexicana diz: “A serpente emplumada veio a ter múltiplos significados, talvez mais do que qualquer outra deidade.”
Por muitos séculos, os habitantes da Mesoamérica adoraram uma serpente emplumada. Hoje, a crença nesse deus ainda existe entre os povos cora e huichol do México. Em algumas festividades, há apresentações de danças em que os participantes se adornam com penas e simulam os movimentos de uma cobra. Os quichés realizam um ritual de fertilidade, dançando com cobras vivas. Os chortis, um grupo maia na Guatemala, veneram uma serpente emplumada que associam a alguns santos católicos.
Surge a pergunta: o que o Criador do homem e dos animais — incluindo as cobras — pensa sobre a adoração de deuses-serpentes?

O conceito de Deus sobre a adoração de serpentes

Jeová Deus ordenou ao Israel antigo: “Não deves fazer para ti imagem esculpida, nem semelhança de algo que há nos céus em cima, ou do que há na terra embaixo, ou do que há nas águas abaixo da terra. Não te deves curvar diante delas, nem ser induzido a servi-las.” — Êxodo 20:4, 5.
Jeová proibiu seu povo de adorar imagens de animais. Assim, fica claro que as pessoas que desejam agradar a Deus não devem adorar cobras. Por que Deus rejeita a idolatria, incluindo a adoração de serpentes? O motivo é simples: É ele quem dá vida a humanos, a serpentes e a todos os seres vivos. Por ser o Criador de tudo, devemos adorar a ele, não suas criações.
Para ilustrar: um arquiteto constrói algumas casas e depois as distribui a algumas famílias. O que diria se essas famílias agradecessem e elogiassem as casas em vez de o arquiteto? Não acha que isso seria tolice e ofenderia aquele arquiteto generoso? De forma similar, adorar animais, em vez de ao Criador deles, é ofensivo para Deus.
Não há dúvida de que os que desejam a aprovação de Deus devem acatar o aviso dado pelo apóstolo João: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.” — 1 João 5:21.

MANUSEIO DE COBRAS NA ADORAÇÃO

Uma serpente No sudeste dos Estados Unidos, adeptos de algumas igrejas carismáticas manuseiam cobras venenosas vivas. Alguns deles colocam uma cobra nos ombros, enquanto outros pegam várias delas de uma só vez. Isso pode assustar o animal, fazendo com que ele morda. Nos últimos anos, alguns desses adeptos morreram por causa de picadas.
Esses adoradores baseiam essa prática em Marcos 16:17, 18, que menciona: “Com as suas mãos apanharão serpentes.” A tradução João Ferreira de Almeida e outras traduções mais antigas apresentam esses versículos como parte do texto original. Outras versões como Centro Bíblico Católico, Bíblia na Linguagem de Hoje e Nova Versão Internacional explicam que esses versículos não aparecem na maioria dos manuscritos mais antigos do Evangelho de Marcos.
Os ensinamentos da Bíblia não apoiam a ideia de que manusear serpentes faz parte da adoração verdadeira. A Bíblia diz: “Deus é amor.” (1 João 4:8) Você provavelmente concordará que nosso amoroso Criador não exigiria que seus adoradores verdadeiros realizassem rituais perigosos a fim de agradá-lo. Seu Filho, Jesus, fez o convite: “Vinde a mim, todos os que estais labutando e que estais sobrecarregados, e eu vos reanimarei.” (Mateus 11:28, 29) Sem dúvida, manusear cobras e possivelmente sentir dor, ficar doente ou até morrer em resultado de uma picada não é o que Jeová e Jesus querem para seus seguidores.
Início
Publicado em Despertai!  de fevereiro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário